Nenhuma discussão vale a pena. Conversas valem a pena, debates sérios mediados valem a pena, proferir e divulgar conhecimento vale a pena, atitudes e exemplos valem a pena. Discussão não, não vale a pena.

Às vezes o que você quer discutir é até válido mas só de ser colocado em discussão já estraga tudo. Quando elevamos um pouco o tom ou afirmamos algo com arrogância, automaticamente células de defesa começam a acender no outro. Ele se apronta pra defender, não pra ouvir.

Lembre de todas as discussões que você já teve. Quantas valeram a pena? Quantas trouxeram algum valor ao outro? Qual foi o custo-benefício de todo o estresse investido nessa ação?

Ok. Mas, então, eu não devo me defender de uma ofensa? Não. Não há discussão sem pessoas para discutir. Lembrando que discussão é diferente de debate e conversa. Discussão é quando os ânimos se afloram a ponto de fugir do propósito real do que se discute.

Quando alguém te ofende, em geral, o problema é com o próprio ofensor e não com você. Mas, caso se sinta mal, não faltarão oportunidades para demonstrar o seu descontentamento em outro momento de energia receptiva para a mudança de atitude.

Se você fica calado ou ignora a iniciativa de discussão de alguém, é provável que ela mesma se frustre e perceba que aquilo não vale a pena. É um exercício para si e para o outro.

Claro que não é nada fácil não discutir, ainda mais diante das diversas personalidades que temos. Mas você já tentou? Você já sentiu a paz de evitar uma discussão? Já observou como tantas discussões são em vão? O quanto elas nos estressam e vão danificando nossos órgãos, um a um.

Passos precisam ser dados, dificuldades enfrentadas. O que não se pode é viver uma vida que não vale a pena.

Escrito por Sarita Deoli

Nordestina, advogada e graduanda em psicologia. Criou o Brutamor para discorrer sobre a natureza humana, seu tema preferido. Acredita no valor do autoconhecimento e conhecimento. E também na cura. Tem mais esperança do que tinha antigamente e insiste que não está aqui só de passagem. Sua matéria-prima é o amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: