Não dê um conselho pro outro como se fosse pra você, porque ele não é você!

Mulheres preocupadas, tristes

Faz tempo que tenho notado que conselho é a pior coisa que existe. Como dizem: “se fosse bom, não se dava, se vendia.”

Observe que a maior parte das pessoas dão conselhos baseados no que seria bom para elas e não para quem se está dando o conselho. Em nenhum momento há a empatia de se colocar no lugar da outra pessoa e aconselhar de acordo com o que ela realmente precisa.

É como se você recomendasse que a pessoa escolha verde – porque você gosta de verde -, mesmo sabendo que ela gosta de azul. Ou seja, o conselho, que era pra ser uma coisa boa, inverte totalmente o seu papel e passa a ser uma coisa ruim.

Mas, pior ainda que o conselho, é a exigência disfarçada de conselho. São pessoas desajuizadas que botam na cabeça que precisam te salvar e, portanto, querem que você cumpra o que eles dizem de qualquer jeito, sob pena de nada na sua vida dar certo. O conselho deixa de ser conselho e passa a ser uma chantagem.

E acredite, muitas dessas pessoas querem seu bem. Elas só não entendem que o que as faz bem não necessariamente vai fazer bem igualmente a todos. Cada ser humano funciona de uma forma e, por melhor intenção que haja no conselho, quase nunca ele vai servir.

O conselho, na verdade, estressa. Você se sente pressionado a cumpri-lo, mesmo quando não tem nenhuma lógica pra você. É que já entrou pelos ouvidos e, consequentemente, na cabeça.

O melhor é ouvir mais a sua voz interior, do que as exteriores. E sempre que for preciso um conselho, selecione a quem se pergunta. Ninguém pede conselho de obras para um advogado, nem de direito a um engenheiro. É a mesma coisa: não dá pra pedir conselho a quem não entende o que você passa ou a pessoas que acham que nada vai dar certo, por exemplo.

Se for necessário, cale-se. Não por inveja ou outro motivo obscuro e sim porque você mesmo vai se sabotar. Você mesmo vai ficar com conselhos errados na mente. Você mesmo vai ficar sem espaço pra pensar no que seria melhor pra você.

Antes de pedir um conselho, se pergunte: Que conselho você se daria?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s