Precisamos falar sobre Expectativa X Realidade

Eu não sei como te falar isso, mas você tem que vir mais pro mundo real. Eu sei que parece que você já está aqui, porém se você sente qualquer tipo de angústia e insatisfação, acho que você está um pouco errado.

É que tem umas coisinhas no mundo atual que justificam a gente estar voando por aí, criando altas expectativas, que nada têm a ver com a realidade do nossa país e da nossa geração.

Vivemos num momento de múltiplas possibilidades e de muita exposição. Isso nos traz uma cobrança enorme, externa e interna. Como em 8463892 opções, você não se deu bem em nenhuma? Se a pessoa X, Y e Z estão bem (pelas redes sociais), por que eu não estou?

E tudo isso é uma grande cortina de ilusão.

A felicidade pode se resumir numa fórmula básica:

Ou seja, você tem uma ideia de realidade que se chama expectativa. Se essa ideia parece ser melhor que os fatos reais, então você fica infeliz.

Foi o que aconteceu nos anos 70-90, só que ao contrário. O mundo, em geral, viveu um momento de grande prosperidade econômica. Os jovens daquela época criaram uma expectativa média do que iria acontecer em suas vidas e tiveram muito mais sucesso do que esperavam. Nesse caso a expectativa superou a realidade e a população ficou muito feliz.

Hoje essas pessoas são pais dos jovens atuais e criaram os seus filhos com um grande otimismo de que tudo daria muito certo, criando uma expectativa super alta sobre eles. Essa geração acha que tem muito potencial (e até tem) e quer ser dona das melhores escolhas.

A ambição da Geração Y: eu acho que poderia ser presidente da república, mas será que vou gostar de política? Hmm, acho que não quero me limitar tanto.

Os jovens atuais não querem mais ter sucesso apenas profissional e financeiro. Eles querem ser prósperos em todas as áreas da vida. Eles querem fazer o que amam. Eles querem ter sucesso pessoal.

Ocorre que a ideia (expectativa) da realidade está totalmente deturpada. O mundo vive um momento de recessão econômica e não de prosperidade, como em anos anteriores. Mesmo tendo potencial, não se é especial, pois milhares de pessoas estão concorrendo igualmente qualificadas junto com você, o que torna suas chances de super sucesso pessoal bem baixas.

Bem como, na era da tecnologia, queremos tudo rápido. É só cumprir os requisitos e tcharam! Ou seguir algumas fórmulas, instalar um aplicativo, pagar um curso, tudo bem fácil e, então, vai dar certo.

Mas eu tenho que te dizer: não, não vai dar.

O sucesso em qualquer esfera leva tempo para ser construído, é necessário tempo, suor e lágrimas. Os exemplos jogados em nossos olhos de jovens bem sucedidos não são a regra – e, às vezes, nem são verdade.

Querer triunfar logo de cara num péssimo momento econômico só vai trazer uma coisa: frustração!

E isso não significa que se deve desistir ou aceitar uma vida de merda. Só se deve alinhar as suas expectativas com a realidade de fato. É preciso entender que será difícil, que pode demorar, que é preciso tentar mais do que estamos tentando.

Também é preciso entender que não somos especiais, que o mundo anda concorrido e que tá complicado encontrar um espaço, quanto mais um espaço diferenciado. Talvez haja um espaço normal em que tenhamos que nos segurar durante essa fase.

Sua vida pode não tá do jeito que você sonhou antes mas você pode criar novos sonhos condizentes com a realidade e ser feliz. Não é que você mereça menos, é que você tem que fazer por merecer mais do que esperava.

Referência: Why Generation Y Yuppies Are Unhappy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s